Neste ano de 2022 vamos realizar três momentos para debatermos a obra e pensamento de Florestan Fernandes. Estamos denominando de Ciclo de Estudos onde contaremos com a contribuição de professoras e professores que auxiliará o entendimento e reflexão sobre determinadas temáticas. O Ciclo é aberto a todas pessoas que quiserem participar e ocorrerá de forma virtual e com transmissão pelo canal do you tube do MST.
Curso “Mulheres Pensadoras da Realidade Brasileira” pretende ser um espaço de estudo que articule investigação, sistematização e debate sobre o papel das mulheres nas lutas populares de resistência ocorrido nos diferentes períodos históricos, assim como de sua contribuição na construção do pensamento sócio-político,e econômico e cultural brasileiro.
Aconteceu no início de 2022 o Seminário Nacional de Formação “A Conjuntura e os Desafios para a classe trabalhadora”. O seminário foi realizado de modo virtual e dirigido à militância do campo popular brasileiro, com o objetivo de estudar sobre alguns temas estruturais e conjunturais necessários para a compreensão da luta de classe diante do avanço acelerado do modo de produção capitalista e quais os desafios para a classe trabalhadora.
Nos últimos anos, o Brasil vem registrando o crescimento do desmatamento e das queimadas em todos os biomas do país, em especial na Amazônia e no Cerrado. O atual desmantelamento dos órgãos de fiscalização e a desregulamentação da política de proteção ambiental faz parte do projeto político do governo de Jair Bolsonaro. Não à toa, a famosa frase do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, sobre a necessidade de aproveitar a pandemia para “passar a boiada” sobre as regulamentações ambientais, tem surtido efeito. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam um crescimento do desmatamento no ano de 2020…
A conjuntura atual de nosso país, nos faz vivenciar tempos mais difíceis do que já tínhamos passado. Seja pelas incertezas que a pandemia nos trouxe, seja pelas medidas adotadas por algumas autoridades como forma de "resolver" a propagação e contagio do Covid, seja pelas incertezas do dia seguinte, ou mesmo, pelas incertezas do mundo pós-covid, ficamos apreensivos com o "por vir"… Porém, sem desanimar, não podemos perder o foco e, nele, alimentar a mística revolucionária, é uma tarefa que "grita" como indispensável a todas e todos militantes de movimentos, organizações ou partidos populares, no sentido de construir saídas qualificadas para…
Neste momento em que estamos vivendo crises profundas e de caráter global, é fundamental demandar conhecimento e inspiração à classe trabalhadora organizada, para que esta possa continuar a construção das alternativas necessárias no pavimentar do caminho rumo ao Socialismo. E não é necessário comentar a centralidade que a discussão sobre o Feminismo e o antirracismo têm, na construção desse universo combativo às atitudes tóxicas, fascistas e desrespeitosas, própria dos ambientes em que o capitalismo perde terreno e, por isso, tenta se impor com mais intensidade. Diante disso, desenvolve-se esta proposta, para que as teorias feministas e do antirracismo possam ser…
A 1º Escola Nacional da Juventude Sem Terra: Oziel Alves Pereira é destinada a aquelas e aqueles jovens militantes de todos os setores, dirigentes e coordenadores locais, regionais e estaduais e trabalhadores das cooperativas, associações e escolas dos nosso território. Se somará a nós jovens das organizações da VIA Campesina e do Levante Popular da Juventude, que estejam organicamente ligado às tarefas e a construção das organizações; A metodologia será circunstanciada pelo momento de crise sanitária. dependerá de esforço individual para seguir o roteiro de estudos e se manter firme até o final do processo de formação. Mas também será…