Formação em movimento

Pessoas em marcha carregando bandeiras do MST

A formação política é uma necessidade de quem faz a luta. É o aprimoramento de nossa capacidade de compreender a realidade e de atuar nela de modo concreto. Por isso não é algo simples. É um processo complexo e difícil que se realiza por intermédio da luta e organização política da classe em movimento. Não basta ter uma escola e cursos de formação para que ocorra a formação política. Mas ela é a combinação dos processos formativos com as lutas concretas de nosso tempo. Formação política, portanto, não é apenas aprender a pensar, mas também aprender a fazer (e, no limite, essa distinção é falsa, pois pensar é fazer, e fazer é pensar). A definição freireana nos esclarece apontando que a:

Formação política é todo esforço de mobilização, organização e capacitação técnica, política, ideológica, cultural, que preparam o povo para o exercício do poder que necessariamente deve conquistar.

É com o pressuposto da concepção acima que oferecemos a você leitor, militante social das lutas populares, uma página de apoio pedagógico para a sua formação política. Frisamos que o conjunto das informações aqui hospedadas são o resultado de processos formativos realizados com a militância de diferentes organizações populares comprometidas com um projeto de transformação social pelas mãos da classe trabalhadora.

Portanto, fica o convite para você ousar a explorar a página. Ela é uma ferramenta para a sua formação política e para que você possa aguçar seus conhecimentos em relação a vários temas que, ao seu tempo, serão hospedados aqui. Caso você tenha perdido alguma aula, ou mesmo queira rever algum conteúdo, tudo estará disponível nesta página Formação em Movimento. Tenha segurança de clicar, mexer, ir para o local que queria, pois, tudo que é desse universo da informática, é feito para ser simples. Muitas vezes, nossas inseguranças informacionais, nos fazem achar que é “tido complicado”. Mas não é!

Esta página foi toda elaborada por militantes, e desde o princípio pensada para fortalecer a batalha das ideias nesse tempo histórico que precisa combinar cada vez mais a formação política com as lutas de massa. É também uma demonstração de que podemos nos apropriar desses meios e construir coletivamente ferramentas para essa tarefa.

Na parte superior da página, temos o menu com os principais conteúdos: nosso cursos! Em Cursos você irá encontrar os cursos que estão em andamento neste momento, algumas novidades que podem vir por aí e os cursos completos. Ao acessar a sessão de cada curso você encontrará uma apresentação e o menu das aulas. Ao final de cada aula há um espaço para deixar comentários, contribuições e dúvidas. Os comentários podem ser respondidos por qualquer educando, podendo assim, se transformar em uma extensão das aulas, mais um espaço para debate e interação.

Desejamos que você possa aproveitar bem o espaço e vamos juntos fortalecer essa ferramenta que se propõe a ser mais um espaço de formação política da classe trabalhadora. Luta melhor quem sabe mais e sabe mais quem luta sempre.