aula n 1 | PROJETO DE PODER


Estudaremos aqui:

  • Pensar o projeto de poder explorado pelo neopentecostalismo, significa entender a forma como esse grupo religioso veio se organizando nesse período republicano que vivemos. Do seu “boom” nos anos 1990, passando pelas estratégias midiáticas e atuação em projetos sociais.

Educadores

Com a presença de Andrea Dip,Magali Cunha,Livia Reis.


Material de apoio:


Material Complementar:

Clique sobre as referências para acessar os textos.

Crise do capitalismo e fundamentalismo religioso

(Teologia da prosperidade e teologia do domínio – Brasil e Estados Unidos)

No Brasil, a década de 90 foi marcada pelo avanço das políticas neoliberais e o aprofundamento das desigualdades sociais. No mesmo período houve um aumento significativo dos evangélicos no país, em especial das correntes denominadas neopentecostais, inclusive ocupando espaços institucionais de poder. Nos últimos anos, vimos o protagonismo de inúmeras lideranças evangélicas (pentecostais/ neopentecostais e protestantes históricas), desde o processo que levou ao golpe da presidenta Dilma Rousseff até a conformação do governo de Jair Bolsonaro. Buscaremos entender quais as relações entre esses acontecimentos e o avanço das chamadas Teologia da prosperidade e Teologia do domínio.

Mídia e igrejas evangélicas

Há pelo menos três décadas grupos pentecostais aderiram ao uso dos meios de comunicação de massa; o fenômeno não é algo novo. Igrejas que possuem espaços em canais abertos da televisão existem desde os anos 70. Já nos anos 80 houve um crescimento do uso das plataformas de rádio por evangélicos. E o processo das novas tecnologias da informação foram se modelando e se moldando a um novo perfil de consumo religioso. Atualmente, os canais televisivos continuam trabalhando intensamente, os rádios são ocupados com conteúdo religiosos e a internet, com as potencialidades das mídias sociais, também tem sido um terreno fértil aos grupos pentecostais. Abordaremos os processos históricos dessa relação mídia e igrejas até a atualidade e suas influências nos campo sociopolítico.

Grandes Projetos Sociais

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) – um dos maiores e mais representativos grupos neopentecostais – atua muito além do trabalho evangélico. Suas grandes obras estão inseridas em diversos campos da sociedade, como a mídia, juventude, segurança pública, saúde, entre outros, vinculados à construção de um projeto de poder em curso. Essas ações não são exclusiva da IURD e abarcam diversas outras denominações. Debateremos o alcance das grandes ações sociais promovidas pelas igrejas evangélicas, suas metodologias, assim como o avanço da consolidação desse projeto de poder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *