Sobre o Legado de Florestan Fernandes

Para o mestre Antonio Candido, o também mestre Florestan Fernandes, como poucos da sua geração, é “um grande homem”. Para Candido, o grande homem é aquele que descobre as grandes necessidades, os grandes desafios do seu tempo, consagrando-lhes a sua vida. Florestan foi um desses homens; dedicou sua vida à interpretação da sociedade brasileira apontando as suas perspectivas de transformação e de ruptura.

Hoje, seu nome está intimamente associado ao que ele representa para a classe trabalhadora: um grande lutador que jamais abdicou das suas convicções e que procurou viver de modo coerente com suas ideias e princípios. Um batalhador incansável, desbravador de um pensamento sociológico genuíno, defensor da luta de classes, da revolução e do socialismo como horizonte a ser alcançado.
A trajetória da vida de Florestan Fernandes é marcada pelas agruras e necessidades que sua mãe e ele passaram ao longo dos anos 20 e 30, na conturbada cidade de São Paulo. Depois, a retomada do estudo e a superação dos vazios da sua formação cultural herdados da infância; as primeiras pesquisas e escritos durante o período da sua formação universitária, a opção pelo magistério, a ascensão na academia e a participação na luta em defesa da escola pública; os difíceis anos na resistência democrática à contra-revolução (ditadura político- militar); a sua solidão e exílio fora do país; o seu retorno, em 1972, e a continuidade da elaboração teórica e atuação no magistério; a sua intervenção político-institucional a partir de 1986, como deputado federal e militante do PT. Nesse percurso, destaca-se pela firmeza ideológica, bem como pela clareza política às quais deve nunca ter titubeado sobre a posição de classe que deveria assumir.

Através do seu exemplo teórico, prático e de vivência, Florestan nos deixa um importante e desafiador legado: a sua energia inesgotável na defesa de uma causa justa; a solidariedade humana e a dignidade moral; a sensibilidade e o olhar terno dos que sofrem calados; a determinação e a força dos grandes guerreiros, estes que estão sempre prontos para a batalha; o rigor científico e a seriedade diante dos problemas reais, sem perder a ternura, são marcas à beira da estrada a indicar que o caminho aponta o futuro.

Dada a amplitude e abrangência desta obra monumental, é praticamente impossível dar conta nessa proposição; na verdade, um estudo mais amplo e profundo exige que os interessados prossigam na leitura, na análise e na crítica durante um bom período de tempo. Por isso, vai exigir persistência e paciência.

Considerado um dos maiores cientistas sociais brasileiro, Florestan Fernandes estaria completando 100 anos em 22 de julho de 2020. No ano de seu centenário, mais do que uma homenagem, é indispensável conhecer sua obra, seu legado teórico e político. As elaborações de Florestan, tem muito a contribuir na interpretação de nosso presente histórico e dos desafios que ele nos apresenta.

Por isso, estamos chegando até você oferecendo a possibilidade de, nesses tempos de crise generalizada, se apropriar do pensamento de um autor ímpar para entender a sociedade brasileira desde uma perspectiva dos que almejam as transformações sociais, a revolução socialista e a emancipação humana.
Assim, para se entender o pensamento de um dos maiores intérpretes do Brasil, teremos que ter muita disciplina com os estudos, com a pesquisa, com a ciência. Esse é o convite, nos deixar que Florestan Fernandes nos conduza por esses caminhos, pela teimosa e necessária persistência com os estudos.

Objetivos do curso

  1. Propiciar aos participantes, através do acesso direto aos textos do Florestan, um conhecimento sistemático do seu pensamento, aberto à problematização e à reflexão crítica.
  2. Possibilitar aos participantes a apreensão da dinâmica do seu pensamento, seguindo uma abordagem dos grandes temas estudados por Florestan, temas que continuam atuais, em novos patamares de complexidade, e que deverão ser decifrados por nossa geração.
  3. Formar militantes com domínio do seu pensamento e obra para que possam atuar em outros espaços de formação, em cursos de militantes e escolas.
  4. Conhecer com mais profundidade a realidade da luta de classes em nosso país e contribuir com os processos organizativos, formativos e de lutas dos trabalhadores no contexto atual de crises

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