Aula 1 | Introdução : Apresentando as ideias


Introdução:

Dentre todas as batalhas que estamos travando nesse momento histórico, uma das fundamentais é a batalha pela vida. Aliás esta é travada todo dia, hora a hora, simplesmente para nos mantermos vivos. Esse é um pressuposto fundamental de toda a existência humana nos lembrou Marx. Mas além de lutar cotidianamente para poder comer, vestir, ter um teto, sabemos que é preciso um montão de outras coisas mais. O conhecimento é uma delas. Por isso estamos chegando até você para que possa aproveitar esse tempo e além de desenvolver ações de solidariedade, também para estudar.
Nesta tarefa de estudar os pensadores clássicos, queremos propor um breve roteiro para conhecer mais sobre o pensamento do italiano Antônio Gramsci. Inseri-lo num esforço de renovação do debate político no Brasil, resgatando e tornando contemporâneo este pensador que tanto desafia nossas práticas. Em um momento de acirrada conjuntura e de crise generalizada, torna-se essencial o estudo das elaborações gramscianas, elaborações estas de uma atualidade radical. Exemplo clássico dessa radicalidade é a recusa de uma visão puramente instrumental do Estado, que, ao reduzi-lo à pura “vontade dos dominantes”, não permite captar o complexo jogo das contradições que vivemos na atualidade.
No breve roteiro que preparamos, não se trata de uma biografia de Gramsci, já disponível em vários sites, mas sim do debate e importância das categorias de nosso pensador para entender o nosso presente histórico e os desafios que ele encerra. Entender Gramsci e suas elaborações teóricas é parte das batalhas ideológicas que nos sãos exigidas enfrentar atualmente.
Os roteiros, assim como os demais materiais preparados nessa página, podem ser utilizados livremente para criar grupos de estudos, círculos de leituras e debates sobre a atualidade. Acreditamos que é o tempo de preparar o espírito crítico generalizado em nossa sociedade para avançarmos nas grandes transformações sociais, políticas, culturais de nosso pais.

Educadores

  • profª Cristina Bezera
  • profª Marcelo Melo
  • profª Demian


Assista a aula Introdutoria :

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *