Aula 6 | Rosa Luxemburgo e a reinvenção da política
Estudaremos aqui:
A seguir o primeiro parágrafo da apresentação de Silvia Federici ao livro, que dá uma ideia da originalidade do autor, diante da obra que estudaremos aqui:
“A homenagem de Hernán Ouviña a Rosa Luxemburgo é um exemplo poderoso de como nossa leitura do passado se torna viva quando é motivada por perguntas, lutas e preocupações do presente. Tem-se escrito muito sobre Luxemburgo.
Não obstante, em um texto animado por uma profunda empatia por sua obra e trabalho, Ouviña nos proporciona um olhar arejado, que mostra a relevância das teorias de Luxemburgo para a nova geração de ativistas, para quem este livro foi pensado, assim como a afinidade de suas propostas políticas com as aspirações que caracterizam as lutas populares na América Latina em tempos recentes. Um dos méritos deste livro reside em que, ao repensar a vida e a obra de Luxemburgo, Ouviña nunca perde de vista seus leitores, que hoje se estendem num amplo espectro de movimentos feministas, ecológicos e indígenas que, cada vez mais, estão construindo terrenos comuns e ocupando as ruas em uma nova onda de lutas insurrecionais. Seu propósito é mostrar que em Luxemburgo eles podem encontrar uma “camarada de armas”, em cuja luta podem reconhecer a própria.”