Estudaremos aqui:
- Estudar a forma específica de integração do Brasil no desenvolvimento do sistema capitalista internacional. Em decorrência desse processo, analisar a formação/construção das classes, bem como a estrutura e o desenvolvimento da luta de classes no Brasil. Entender o processo de formação e comportamento das classes dominantes e da burguesia brasileira, bem como o processo de formação e debilidades das classes trabalhadoras e da classe operária no Brasil. Entender o padrão de dominação burguesa e o controle dos processos de mudança social numa sociedade capitalista subordinada e dependente do imperialismo.
Assista a aula :
Aula introdutória: aspectos importantes da temática
Videoaula: aprofundando nos conhecimentos do tema
Material de apoio:
- Slides Videoaula
- FERNANDES, Florestan. Nós e o Marxismo. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
- FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. RJ: Zahar Editores, 1975. Ler capítulo 2.
- FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. RJ: Zahar Editores, 1976. Ler Capítulo 5.
- FERNANDES, Florestan. Poder e contra poder na América Latina. Expressão Popular, São Paulo, 2019.
Material complementar
Referencias complementares
-FERNANDES, Florestan. Mudanças sociais no Brasil: aspectos do desenvolvimento da sociedade brasileira. 3. ed. São Paulo: DIFEL, 1979.
-FERNANDES, Florestan. As classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
Sugestão de documentário:Programa Roda Viva (1994). Nessa série de vídeos, Florestan Fernandes fala criticamente em relação ao Governo de FHC e o programa de reformas neoliberais; o papel das organizações na sociedade civil; o monopólio dos meios de comunicação; o papel da USP e dos intelectuais; o crescimento da barbárie social