ESCOLA DA JUVENTUDE OZIEL ALVES
Apresentação
A 1º Escola Nacional da Juventude Sem Terra: Oziel Alves Pereira é destinada a aquelas e aqueles jovens militantes de todos os setores, dirigentes e coordenadores locais, regionais e estaduais e trabalhadores das cooperativas, associações e escolas dos nosso território. Se somará a nós jovens das organizações da VIA Campesina e do Levante Popular da Juventude, que estejam organicamente ligado às tarefas e a construção das organizações;
A metodologia será circunstanciada pelo momento de crise sanitária. dependerá de esforço individual para seguir o roteiro de estudos e se manter firme até o final do processo de formação. Mas também será um esforço coletivo organizando grupos de estudo para as tarefas e experimentando na prática, nos acampamentos e assentamentos, os aprendizados e lições dos encontros virtuais. Serão ao todo 08 encontros virtuais, com 2h30 de duração. Com aula expositiva, atividades em grupo, e debate em plenária. Apoiaremos as aulas expositivas em materiais de subsídio como filmes, curtas, podcast, textos, áudios que serão disponibilizados pela Plataforma Formação em tempos de Pandemia e pelo grupo de Whatsapp criado para este fim.
No nosso “Tempo Comunidade”, aqueles momentos em que seremos provocados a ir para a realidade que nos rodeia e buscar transformá-la, Desenvolvendo tarefas reflexivas e colaborativas viveiros, círculos de literatura, experiências do ateliês populares, etc. orientadas e acompanhadas pela Coordenação do curso e pelo educador do módulo. Como o conhecimento vem do exercício cognitivo “Reflexão – Ação – Nova Reflexão” teremos dentro da nossa programação da Escola espaço para o Olhar da Juventude, relatando pelo resumos escrito os entendimentos, os sentimentos, as frustrações e os sonhos das e dos educandos e educandas da turma.