ESTUDANDO LÊNIN EM TEMPOS DE COVID
Apresentação
Neste ano, completam-se 150 anos do nascimento de Vladimir Lênin, dirigente internacionalista e da revolução russa. Aproveitando estes momentos que exigem que estejamos todos em casa, organizamos um roteiro para a introdução do estudo de sua obra em casa.
A revolução de outubro é um dos momentos da história mais temidos pelas classes dominantes e mais desconhecidos pelas classes exploradas. A guerra fria tratou de tentar ofuscar essa história e após a queda do muro todo estudo sobre o tema é a partir de uma visão resignada e absolutamente comprometida com a desconstrução de uma das mais brilhantes construções humanas. Os acontecimentos, planos de ação, movimentos táticos, leituras da conjuntura, alianças, política de massas etc foram resumidas a quase nada.
Neste contexto, recuperar o pensamento do principal dirigente da Revolução Russa é especialmente importante. E, ao contrário de outros pensadores marxistas, que também sofrem apropriações distorcidas, esquecimento e também muito citadas pelos reacionários, estudar e reivindicar a obra de Lênin é, em primeiro lugar, reivindicar a Revolução e o projeto histórico da classe trabalhadora. Lênin é o teórico e ele próprio sujeito e participante da primeira Revolução proletária. É neste contexto, inclusive, que se insere a produção teórica e a militância de Lênin, na contramão reformista e chauvinista da social-democracia da II Internacional.
Apesar deste caráter revolucionário e do significativo legado que deixou ao Marxismo, a obra de Lênin, infelizmente, não esteve imune a uma apropriação mecanicista, pobre e utilitária desde a morte do autor. Por isso, o estudo sugere que você se desafie a um estudo cuidadoso dessas obras. Em especial, neste período de contra-revolução mundial e de debilidades da classe trabalhadora em geral.
De maneira que o estudo provoque a partir do resgate da obra de Lênin reflexões sobre a natureza do Estado, o Imperialismo, a Revolução social, o Esquerdismo, entre outros, que permita a apropriação da Teoria da Organização e sua aplicação a partir da análise da luta de classes e da realidade.
Obviamente o roteiro não exclui os métodos de cursos de formação, não contempla os debates em grupo (mas é possível organizar pelas ferramentas de vídeo conferência) e nem a assessoria para facilitar a compreensão da obra. Mas pretendemos ao menos ajudar a se apropriar deste legado.